Advertisement

Facebook

Artistas denunciam não cumprimento da Lei João Silva em Arcoverde

Foto: Amannda Oliveira

Os fazedores de cultura da cidade de Arcoverde, no interior do estado, denunciaram ao blog o não cumprimento da Lei João Silva sancionada em dezembro de 2023, que prevê benefícios para os fazedores de cultura locais, e cria um mecanismo para preservação das tradições juninas no São João de Arcoverde.

A lei que já vigorava no ciclo junino deste ano não vem sendo cumprida pela gestão municipal.

Um dos principais pontos da Lei diz que nenhum artista deve ser contratado por valor inferior ao de sua comprovação. Artistas relataram ao blog que os cachês de contratação chegaram a 50% do apresentado no edital.

Além disso, a lei fixa em no máximo 60 dias o prazo para pagamento dos cachês, aja vista que em 2023 chegou a cerca de 150 dias. Os artistas relataram atraso no pagamento e o pagamento de apenas 50% do contratado para o São João.

Segundo alguns fazedores de cultura ouvidos pelo blog, a desculpa para o não pagamento completo do cachê seria dificuldade financeira da gestão e que não haveria prazo para a segunda parcela do pagamento.

"A gente aceitou um contrato com valor muito inferior ao de comprovação para não ficar de fora do evento por que disseram que não tinha dinheiro na prefeitura. Ai eles pagam a metade do valor. Nunca vi isso nessa prefeitura não. Só nesse prefeito", destacou um dos ouvidos.

O vereador Rodrigo Roa cobrou na sessão da câmara há uns dias que a prefeitura cumprisse a lei e cobrou o pagamento dos cachês dos artistas.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...