Advertisement

Facebook

“Na Pisada do Coco com as Crianças” acontece em Arcoverde no mês de agosto


Entre os dias 12 e 29 de agosto, Arcoverde recebe o projeto “Na Pisada dos Cocos com as Crianças”, que será ministrado pelo grupo infantil Samba de Coco Erêmin, em três escolas públicas municipais, para crianças de 8 a 12 anos. O projeto “Na Pisada dos Cocos Com as Crianças" é a segunda realização de formação do grupo e tem o intuito de oferecer oficinas de iniciação ao Samba de Coco.

As oficinas serão ministradas pelos próprios integrantes do grupo. A ideia de criança ensinando criança surge do entendimento de que as crianças possuem uma linguagem própria e simples de ensinar, que facilita a troca de saberes com os participantes, além de estimular o protagonismo e a autonomia de todos os envolvidos. Cada oficina terão duas modalidades: a primeira de dança, com a oficina: “Na pisada do Tamanco" e a segunda de percussão, com a oficina“No gingado do ganzá”.

Com o intuito de difundir e salvaguardar a memória da cultura popular arcoverdense, os conhecimentos são repassados seguindo a tradição, ou seja, oralmente e através da experimentação. Por se tratar de um projeto que envolve menores de idade, todas as oficinas terão dois oficineiros para que haja o revezamento, em cumprimento das Leis de Trabalho Infantil Artístico. Além disso, terão o acompanhamento dos monitores Lalá Calixto, arte-educadora e Valderlan Alves, Arte-educador e Mestre do Coco Erêmin.

As oficinas terão como recurso didático o próprio repertório do grupo e a sonoridade percussiva do “coco trupé” desenvolvida por vários mestres de coco da cidade, a exemplo do Mestre Lula Calixto e de suas vivências musicais que consistiam em uma rápida e forte batida dos pés no chão com tamancos de madeira, usados como instrumentos percussivos.

Ao final das oficinas em cada escola, será realizada uma apresentação do grupo Samba de Coco Erêmin nas escolas selecionadas com a participação dos alunos,promovendo assim, a formação social e cultural através da vivência artística.

As oficinas contaram com intérprete de Libras para garantir acessibilidade para surdos e ensurdecidos. O projeto “Na Pisada dos Cocos com as Crianças” é uma realização da Associação Cultural Raízes do Sertão, com incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado de Pernambuco.

Sobre o Grupo

O Coco Erêmin é um grupo arcoverdense de Samba de Coco, que teve seu início em 27 de Setembro de 2016, um dia depois da data em que se comemora o dia dos Santos Cosme e Damião, protetores dos “Erês” cultuados nas religiões afro-brasileiras durante todo o mês. O nome do grupo vem do Iorubá, língua muito falada na África e disseminada no brasil principalmente pelos povos Bantu (leste da África do Sul) e Nagô (África Ocidental), entre outros. Deriva de “Erê” que significa criança e de “Erê mi” que significa “criança minha”. O grupo está sob a coordenação de Valdelan Alves e Irailda Bezerra (Lalá Calixto). É formado por adolescentes e crianças descendentes da Família Calixto, criadores e integrantes do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, um dos principais grupos cocos da cidade e do estado de Pernambuco.

SERVIÇO

NA PISADA DO COCO NAS ESCOLAS

DATA: 12 a 15 agosto - Caraíbas - Escola Severino de souza Bradley HORÁRIO: 9h50 às 11h30

DATA: 19 a 23 agosto - Tamboril - Escola Ivany Bradley

HORÁRIO: 14h50 às 16h30

DATA: 26 a 30 agosto - São Cristóvão - Escola Municipal Alfabeto HORÁRIO: 10h30 às 11h50

26, 27, 28 e 29 - oficina

Informações: Jessika Betânia

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...