Na noite de ontem, 16 de julho, a Biblioteca do Sesc Ler Buíque foi palco de uma inspiradora palestra com o produtor cultural e poeta buiquense, Leonardo Silva. O evento destacou o projeto "A Barca dos Encantados – Buíque de Ramos", que explora a vida e obra de Graciliano Ramos, com ênfase no livro "Infância" (1945). Esta obra autobiográfica retrata as memórias do autor em Quebrangulo-AL, Buíque-PE e Viçosa-AL.
A entrada foi gratuita e a palestra contou com a presença de alguns convidados. Durante o evento, Leonardo Silva expressou sua preocupação com a falta de reconhecimento do livro "Infância" na cidade de Buíque, um dos principais cenários descritos na obra. "Enviei convites para centenas de pessoas, postei em várias redes, mas infelizmente a cultura de muitos é não prestigiar cultura", lamentou o poeta.
O Supervisor de Cultura do Sesc Ler Buíque, Wellington Martins, destacou a importância das ações culturais promovidas pela unidade, ressaltando a rica e diversificada cultura do município, que também é a porta de entrada para o Parque Nacional do Catimbau. Martins enfatizou que iniciativas como esta palestra são essenciais para valorizar e promover a cultura local.
A palestra de Leonardo Silva envolveu os presentes com um resgate das brincadeiras da infância e a descoberta das primeiras letras. Natural de Arcoverde, cidade conhecida como Portal do Sertão, Leonardo recebeu o título de cidadão buiquense, através do Decreto nº07/2021, em reconhecimento ao seu contínuo esforço em divulgar, valorizar e representar Buíque nas cenas culturais.
O evento foi mais uma prova da importância de iniciativas culturais para a valorização da história e das memórias locais, incentivando a comunidade a se conectar com suas raízes e tradições.
Informações: Leonardo Silva
0 Comentários