Nos dias 17 a 22 de junho de 2024, será realizada na cidade de Arcoverde a Oficina de Fotografia de Show no Moxotó. O projeto de formação na área de fotografia pretende exercitar a captação de imagens dos shows de música que acontecerão durante a tradicional festa de São João do Portal do Sertão e também a trabalhar a ideia de fotografia como memória cultural através de sua documentação específica. A oficina acontece no SESC Arcoverde, de segunda m sábado, das 13h ms 18h.
A ideia do projeto é impulsionar a cadeia da música, arte e cultura, contribuindo para atender a demanda da grande quantidade de festivais que fazem parte do calendário turístico dos municípios do interior de Pernambuco e, assim, interiorizar o conhecimento técnico e teórico da fotografia e da comunicação. A capacitação dos alunos é para que eles pratiquem uma fotografia que sirva ao mesmo tempo para retratar uma época e para servir de divulgação dos festivais nas redes sociais.
A oficina não é só para fotógrafos e fotógrafas profissionais, mas também para produtores de bandas, fotógrafos amadores, criadores de conteúdo e comunicadores em geral, entre outros interessados, já que o conteúdo técnico irá aprofundar a questão da captação de imagem, que permitirá aos participantes entenderem o fenômeno fotográfico e suas aplicações ao universo dinâmico de apresentações musicais em palco profissional de show. Também serão abordados aspectos específicos da profissão ligados m fotografia no universo da música e suas dinâmicas no ambiente do palco e bastidores.
Com intuito de promover a inclusão e acessibilidade, serão reservadas 20% das vagas para pessoas com deficiência físico-motora (monoplegias, hemiplegias, paraplegias e amputações) aptos a manejar celular ou câmera fotográfica.
A oficina acontece simultaneamente com o São João de Arcoverde, e contará com aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas durante os shows e no laboratório de informática do SESC Arcoverde. O projeto é idealizado por Marcelo Soares, fotógrafo e jornalista recifense, que ministrará as oficinas acompanhado de um monitor. Além de Arcoverde, o projeto também acontecerá em Triunfo, ainda no segundo semestre de 2024.
Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos para operar câmeras fotográficas dos tipos DSLR (digital single lens reflex), Mirrorless e celulares e reconhecer as diferenças e convergências entre esses dispositivos.
A Oficina de Fotografia de Show no Moxotó que integra o projeto Oficina de Documentação de Shows no Sertão: fortalecendo a fotografia na cadeia produtiva artístico-cultural do Estado é uma ação socioeducativa com enfoque na cultura fotográfica, musical e comunicacional e tem patrocínio do Funcultura, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Governo do Estado de Pernambuco e apoio do Sesc Pernambuco e Prefeitura de Arcoverde.
Sobre o officineiro
Marcelo Soares é fotógrafo e trabalha com fotografia desde 1999. Passou por diversas transformações tecnológicas relacionadas a profissão. Trabalhou na área de fotojornalismo atuando meios de comunicação impressos como Jornal do Comercio, Diário de Pernambuco, Folha de São Paulo, Diário do Comércio (SP), entre outros. Fez diversas coberturas para sites de notícia como UOL (coberturas na área de Turismo e cultura em geral) e Terra (6 anos de cobertura do carnaval em Recife, entre 2010 a 2015). Realizou diversos trabalhos fotográficos em coberturas de festivais de música como Feira Música Brasil 2007 e 2009, para o UOL, Festival de Inverno de Garanhuns para a Fundarpe em 2012, 2013 e 2014, Festival Pré-Amp de 2010 a 2015, Festival Rec Beat para a Revista Continente em 2018 e a Webssérie Cena Nova, em 2021. Realizou capas e encartes de CDs, entre eles fotos do encarte do trabalho do cantor e compositor pernambucano Herbert Lucena “Não me peçam jamais que eu dê de graça tudo aquilo que eu tenho para vender” que venceu três categorias do Prêmio Música Brasil, incluindo melhor "Projeto Gráfico" em 2011. Fez diversos retratos de músicos e compositores como Otto, Fred 04, Junior Barreto, banda Comunidade Azougue, entre outros. Realizou pesquisas fotográficas em edições de livros como “Frevo: transformações ao longo do passo”, de Climério de Oliveira e Marcos FM, da série Batuque Book (CEPE) em 2019 e Festival de Inverno de Garanhuns - 30 anos, lançado também pela CEPE em 2022. Em 2020, realizou a Oficina de Fotografia de Show no Festival Pré-Amp
2020, em que os alunos tiveram aulas teóricas e práticas de fotografia, experimentando os ensinamentos em shows do festival.
Conteúdo Programático:
● Campo de atuação profissional do fotógrafo na cadeia da música;
● Como operar uma câmera fotográfica em shows: teoria e prática;
● Palco: atuação do profissional na hora de captar as imagens;
● Edição: tratamento e armazenamento de imagens;
- Pós-edição: compartilhamento de imagens, suportes e distribuição, armazenamento em nuvens;
● Memória Cultural por meio da fotografia como documento histórico;
● Transformações das comunicações: os novos desafios comunicacionais da fotografia.
SERVIÇO:
Oficina de Fotografia de Show no Moxotó
-Gratuito-
Inscrições até o dia 14 de junho;
Realização da Oficina: de 17 (Segunda-feira) a 22 (Sábado) de junho de 2024;
Horário: 13h às 18h;
Local: Rua Capitulino Feitosa, 01, São Miguel, Arcoverde (PE). SESC Arcoverde - Laboratório de Informática.
Link para inscrição: https://forms.gle/8PLYcRBsfbEVqPuB9 https://www.fotomarcelosoares.com.br/
Informações: Jéssika Betania
0 Comentários