A ação tem ainda como proposta proporcionar às mulheres negras, rurais e periféricas, do município e região, um conjunto de vivências culturais, por meio de música, dança e rodas de diálogo, para uma construção de mais afeto, amor próprio e reflexão para o autocuidado da saúde mental e bem-estar do público feminino.
O espetáculo, dividido em seis blocos e 18 cenas, foi elaborado pela artista pernambucana, bailarina, cantora, compositora, produtora cultural e coordenadora do projeto, Luana Costa, Lua. “Em 2019 me vi com TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e, através da percepção e diagnóstico da doença, resolvi desenvolver uma trilha sonora de apreciação e baixas frequências que me levavam para um estado de pausa e meditação”, explica Lua ao transformar a experiência própria em um espetáculo para chegar às outras mulheres pernambucanas. A ação aconteceu graças à aprovação no edital da Lei Aldir Blanc Pernambuco.
Dentro do evento há um encontro imersivo para 60 mulheres diagnosticadas com psicopatologias e que são assistidas pelo Centros de Apoio Psicossocial (Caps) de Arcoverde e seu entorno. “São três dias de oficinas. Em cada dia um grupo de 20 mulheres vai poder experienciar uma oficina de consciência corporal e expressão. Além disso, o projeto proporciona ao público feminino uma roda de conversa com a psicóloga Janaína Cavalcanti”, antecipa Lua.
O ponto alto da programação é o espetáculo Lua: Uma Imersão no Sentir, encenado no Teatro Geraldo Barros do Sesc Arcoverde. O espaço, que tem capacidade para acomodar 154 pessoas, tem três sessões gratuitas: segunda-feira (6), terça-feira (7) e quarta-feira (8), sempre a partir das 11h. A exibição conta com intérprete de libras e é gratuita, bastando retirar os ingressos uma hora antes do início do evento.
Programação
Segunda (6), terça (7) e quarta-feira (8)
8h – Oficina de Consciência Corporal e Expressão com Lua
9h30 – Roda de conversa com a psicóloga Janaína Cavalcanti
10h30 – Intervalo
11h – Espetáculo Lua no Teatro Geraldo Barros
Ficha técnica
Direção geral, roteiro, performance e voz: Lua
Direção artística e cenografia: Edvaldo Siry
Direção musical, guitarra e violão: Lígia Fernandes
Percussão: Jam da Silva
Programação de beat: Erick Amorim
Iluminação: Natalie Revoredo
Fotografia: Tati Lima
Produção executiva e local (Garanhuns): Carminha Lins
Produção local (Arcoverde): Ney Mendes
Assessoria deiImprensa: Salatiel Cícero
Identidade visual: Alícia Cohim
Intérprete de libras: Maria Cláudia Silva
Psicóloga consultora e palestrante: Janaína Cavalcanti
0 Comentários