Na noite desta segunda-feira, dia 20 de junho, o sanfoneiro Zé do Peba receberá na Câmara de Vereadores de Arcoverde, o título de cidadão arcoverdense. O projeto foi de autoria do vereador Luciano Pacheco e aprovado por unanimidade.
José Bezerra da Silva, mais conhecido no meio artístico como "Zé do Peba", é natural de Buíque-PE e teve seu primeiro contato com a música através de seu pai, Sebastião das Covas, sanfoneiro de 8 baixos. Trabalhando como agricultor, comprou seu primeiro instrumento aos 15 anos e não largou mais a sanfona, passando a tocar profissionalmente desde então.
Em 1971, teve sua primeira experiência musical na cidade de São Paulo, tocando na Praça da Sé, onde teve excelente aceitação. Ali ficou por diversos anos criando um excelente círculo de amizade e contatos artísticos. Gravou o seu primeiro álbum em 2008, com o qual fez bastante sucesso com a canção “Forrozeiro Nordestino”.
Em sua trajetória subiu aos palcos com nomes de peso do forró, como Anastácia, Onildo Almeida e Luizinho Calixto, dentre outros. De Arcoverde, teve parcerias com Lirinha e Clayton Barros (Cordel do Fogo Encantado), Noé Lira e George Silva. Outro artista com quem tem uma relação bem próxima é Chambinho do Acordeon, que já gravou canções de Zé do Peba.
Teve importante reconhecimento da classe artística em 2018, ao ser escolhido por seus pares para ser homenageado no evento “Sotaques do Fole” promovido pelo SESC Arcoverde.
Com 55 anos de carreira ele recebe hoje a homenagem mais do que merecida na câmara.
Amannda Oliveira
0 Comentários