Desta forma, serão 2085 doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz para 60% dos povos de comunidades quilombolas. Outras 2540 unidades da Sinovac/Butantan serão destinadas para 72% da população de 70 a 74 anos. Também foram recebidas mais 110 vacinas da Sinovac/Butantan para realizar a primeira dose de trabalhadores de saúde do município.
“Estamos ampliando o público-alvo e também a nossa logística, para que o máximo de pessoas sejam contempladas. Atualmente temos cinco pontos de vacinação funcionando, além de um drive thru na área externa da Secretaria de Saúde”, pontuou o prefeito Sivaldo Albino.
Já as 2240 unidades da Sinovac/Butantan para a população de 75 a 79 anos, e as 610 unidades para trabalhadores de saúde, recebidas no dia 18/03/2021 pelo município, que seriam destinadas às primeira e segunda doses dos grupos, serão remanejadas para que seja feita a aplicação apenas da primeira dose. A recomendação foi emitida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em ofício enviado aos municípios no último sábado (20).
“Hoje recebemos o quantitativo de doses e definimos as estratégias para contemplar a população desta fase. Começaremos amanhã com a vacinação de idosos de 70 a 74 anos, e na quarta-feira iniciamos os povos das comunidades quilombolas. Além destes grupos, seguimos vacinando também os idosos de 75 a 79 anos e trabalhadores de saúde”, destacou a secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório.
Cadastro para idosos - O formulário de cadastro para o público de 70 a 74 segue disponível no Portal da Prefeitura (garanhuns.pe.gov.br). Após inscrição, o idoso deverá aguardar ligação da Secretaria de Saúde, informando a data, local e horário da vacinação.
Vacinação dos quilombolas - Os povos das comunidades do Castainho, Estivas, Tigre, Caluête, Timbó e Estrela serão vacinados em pontos de vacinação distribuídos entre os seis quilombos, na quarta (24) e quinta-feira (25). A população será convocada pelas equipes de Atenção Básica, e a vacinação seguirá a ordem decrescente, de acordo com a faixa etária, até o público de jovens e adultos, conforme pactuação com as lideranças das comunidades quilombolas de Garanhuns.
Aquilles Soares
0 Comentários