A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social –CREAS em parceria com o Conselho Tutelar, realiza nesta quinta-feira, 18 de maio, a Roda de Conversa: A culpa nunca é dela. A ação socioeducativa é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes sob o tema " Esquecer é Permitir, Lembrar e Combater".
O diálogo acontecerá na Praça da bandeira à partir das 16h e pretende reunir profissionais da assistência social, profissionais especializados em desenvolvimento humano, saúde, órgãos de defesa da mulher, jovens e adolescentes e comunidade em geral. A ação pretende mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes e, defender a sexualidade como um direito adquirido que deve acontecer de forma protegida e segura, livre de abuso e exploração.
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Amannda Oliveira
0 Comentários