Advertisement

Facebook

Secult e Fundarpe levam tradições carnavalescas à Torre Malakoff



A partir deste domingo (31/1), um dos equipamentos públicos mais plurais de Pernambuco, a Torre Malakoff, vai se transformar em ponto de encontro e vivência de todas as nossas tradições carnavalescas.

É a primeira edição do “Carnaval de Pernambuco na Malakoff”, que vai ocupar o tradicional ponto turístico no bairro do Recife com apresentações gratuitas de verdadeiros ícones da folia pernambucana, como Caretas e Papangus, Caiporas e Bonecos Gigantes, Bicharada, Escolas de Samba, Blocos Líricos, Boi, Afoxé, Caboclinho e Maracatu. A programação especial é realizada pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe.

Até a sexta-feira (5/2), moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer melhor as brincadeiras centenárias que animam, especialmente, a folia no interior do estado. “Queremos promover o intercâmbio entre as manifestações do Agreste com as da Zona da Mata; daquelas mais frequentes no Sertão com as que vemos mais facilmente na Capital. Vamos aproveitar o Carnaval para prestigiar toda a riqueza e a diversidade da nossa cultura, agregando expressões que não apenas os turistas, mas também muitos moradores da Região Metropolitana ainda não tiveram a oportunidade de aplaudir”, comenta a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

ExpoCarnaval 2016

Tradicional espaço para comercialização de artigos carnavalescos, a ExpoCarnaval 2016 também vai integrar a programação especial na Malakoff. De domingo (31/1) até a terça-feira (9/2), o tradicional espaço para venda de artesanato carnavalesco agrega, a partir deste ano, o intercâmbio de experiências e a divulgação da moda pernambucana.

Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, “o período de folia é também uma ótima oportunidade de fortalecer as diversas cadeias econômicas da nossa cultura”. Desta forma, a ExpoCarnaval “reflete o compromisso da gestão estadual com a sustentabilidade de empreendimentos cooperativos e solidários, liderados por artesãos e designers pernambucanos”, complementa.

Confira a programação completa do “Carnaval de Pernambuco na Malakoff”

Apresentações Culturais

Domingo, 31/1

16h – Bicharada do Mestre Jaime (Salgueiro)

17h – Bonecos Gigantes (Belém de São Francisco)

18h – Bonecos Gigantes de Olinda

19h – Maracatu Estrela Brilhante do Recife

Segunda-feira, 1/2

18h e 20h – Caiporas de Pesqueira

19h – Caboclinho Oxossi Pena Branca

Terça-feira, 2/2

18h e 20h – Caretas de Triunfo

19h – Maracatu Cambinda de Araçoiaba

Quarta-feira, 3/2

18h e 20h – Papangus de Bezerros

19h – Escola Gigantes do Samba

Quinta-feira, 4/2

18h e 20h – A Zebra (Vitória de Santo Antão)

19h – Boi Cara Branca de Limoeiro

Sexta-feira, 5/2

17h – Bloco Compositores e Foliões

18h – Afoxé Alafin Oyó

19h – Escola de Samba Estudantes de São José

ExpoCarnaval 2016 - Moda e Artesanato pernambucanos, colorindo o carnaval

Domingo (31/1) a Terça-feira (9/2) | Das 14h às 20h

Participantes: Verde Mostarda; Banana Split Acessórios; SINDARPE - Sindicato dos Artesãos de Pernambuco; UNA - União Nacional dos Artesãos; FACARPE - Federação das Associações; Cooperativas e Grupos produtivos de Artesãos de Pernambuco; ACAAPE - Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco; REDARTESAN - Rede Solidária dos Artesãos do Brasil – PE; Casa Menina Mulher; Instituto Solidare Pernambuco; IDESC - Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural; AAC - Associação de Arte e Cultura de Pernambuco.

ASCOM/FUNDARPE

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...