Hoje no Brasil são comemoradas duas datas, uma religiosa e uma outra mais comercial. A primeira delas é o Dia das Crianças comemorado no dia 12 de outubro desde 1924 — quando o presidente Arthur Bernardes oficializou o projeto do deputado federal Galdino do Valle Filho. Porém, a data passou a ser festejada somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção em parceria com a Johnson & Johnson, lançando a "Semana do Bebê Robusto" visando o crescimento nas vendas. Desde então, a data é lembrada pelas crianças como o dia de receber presentes.
Hoje também se comemora o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.
A história conta que devido a visita de Dom Pedro de Almeida à Guaratinguetá, interior de São Paulo, os moradores da cidade decidiram fazer uma comemoração. Apesar de não ser época de pesca, alguns pescadores foram até o Rio Parnaíba pegar peixes para a festa. Eles rezaram para a Virgem Maria e para Deus, pedindo sucesso naquela pescaria. Quando jogaram a rede perceberam que havia um objeto semelhante a escultura de um corpo, mas sem a cabeça. Quando jogaram novamente a rede ao rio, apanharam a cabeça da imagem. Depois disso pegaram tantos peixes que precisaram voltar ao porto, devido ao peso da embarcação.
Depois disso a imagem passou a ser adorada por fiéis da região, sendo visitada até mesmo pela princesa Isabel. A princesa presenteou a imagem com um manto bordado em ouro e pedrarias, e uma coroa de ouro cravejada de rubis e diamantes, devido a promessa cumprida pela santa.
A imagem passou a ser tão visitada que foi necessário a construção de uma basílica, em Aparecida, cidade que leva o nome da santa. Hoje a cidade é visitada diariamente por milhares de fiéis, movimentando a economia da cidade e da região.
Foi no dia 12 de outubro de 1980 que o Papa João Paulo II consagrou a basílica, tornando o dia oficial de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. A catedral tem espaço para 45 mil pessoas, e é o quarto santuário mariano mais visitado no mundo.
Informações: Datas Comemorativas
0 Comentários