Advertisement

Facebook

Filme sobre rock nacional conta história de bandas lançadas em 1994



O ano de 1994 marcou o rock brasileiro e seguiu como referência para o mercado musical nas duas décadas seguintes. Foi quando surgiram bandas independentes que explodiram a partir do selo musical conhecido como “Banguela Records” e se tornaram muito mais do que artistas de um sucesso só. A geração daquele ano agora tem sua história contada em um documentário, lançado na última semana por uma produtora independente (veja trailer acima).

“Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94” reúne mais de 20 entrevistas com jornalistas, produtores e artistas como Nando Reis, Samuel Rosa, Fernanda Takai, Charles Gavin, que falam sobre a história do selo e o momento da música na época. Após exibição em São Paulo, o material chega a São José dos Campos (SP) neste fim de semana.

Na trilha da década de 90 foram lançadas bandas como Raimundos, Mundo Livre S/A, Maskavo Roots e Pato Fu - apenas para citar algumas. Grande parte dos nomes surgiu com apoio do selo criado pela banda Titãs e do produtor musical Carlos Eduardo Miranda, com financiamento da gravadora Warner Records. Na época, a ideia era colocar no mercado musical produções independentes, dando maior liberdade ao trabalho autoral.

“Eles tinham liberdade artística, podiam fazer o que tinham vontade de fazer. As bandas não tinham espaço na TV e no rádio, por exemplo. Era a experimentação de tudo”, conta o jornalista Alexandre Petillo, um dos diretores e roteiristas do filme. As filmagens foram feitas em São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto a produção e edição do material se concentrou em São José dos Campos. 

"Conseguimos contar um pouco a história da geração dos anos 90. Se hoje existe gente que faz música independente, que aposta na internet, é porque tudo começou ali. Foi uma sementinha para o universo expandido que a gente tem", avalia Petillo, que divide roteiro e direção do filme com o jornalista Ricardo Alexandre - vencedor do prêmio Jabuti em 2010 com a biografia Nem vem que não tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal.

Exibição
A exibição do documentário "Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94" acontece neste sábado (11) nas unidades do Sesc São José dos Campos e Jundiaí (SP). No fim de julho, também haverá exibição na unidade de Presidente Prudente. Todas as sessões são gratuitas. 

Serviço
“Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94”
Documentário sobre o rock brasileiro na década de 90
11/07/2015 - 17h
Sesc São José dos Campos
Auditório. 126 pessoas
Retirada de convites com 1h de antecedência
Grátis

Informações: G1

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...