Foto: Divulgação
Você já ouviou falar de arte urbana? Aquelas pinturas ou esculturas de rua que retraram o cotidiano ou simplesmente aguçam nossa memória.Pois é, o Brasil tem um gênio nessa arte que vem sendo visto e aplaudito pelo mundo. Nós estamos falando de Eduardo Kobra, o paulistano que emergiu da periferia em 1987 e cujas obras vem dando o que falar.
Foto: Divulgação
O Kobra como é conhecido, começou a pintar em São Paulo, cidade brasileira repleta de arte de rua e desenvolveu um projeto chamado “Muros da memória” que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. Síntese do seu modo peculiar de criar, por meio do qual pinta, mas também adere, interfere e sobrepõe cenas e personagens das primeiras décadas do século XX, esse projeto é uma junção de nostalgia e modernidade, resultando em pinturas cenográficas, algumas monumentais. Através delas cria portais para saudosos momentos da cidade.
O artista apresenta obras ricas em cores, traço, luz e sombra; resultando em murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra, num misto de história, romântico e nostalgia.
O brasileiro já realizou diversas exposições dentro e fora do Brasil, além de pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. O artista realizou na Praça Patriarca, no centro de São Paulo, a primeira pintura em 3D sobre pavimento do Brasil.
O trabalho de Kobra me encantou pela beleza e realidade que nos faz mergulhar nas cores e traços cujas imagens parecem saltar das telas, prédios e muros por onde ele passa.
Confiram algumas imagens dos trabalhos desse artista:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Amannda Oliveira
0 Comentários