O SESC Arcoverde realizará neste próximo domingo, dia 08 de março, a estréia do primeiro espetáculo de dança contemporânea de Arcoverde e região, que é também a estréia do primeiro grupo dessa vertente. Mesmo com uma grande efervescência cultural, nossa região ainda não havia gerado frutos como estes, na linguagem da dança. O grupo, que é mantido pelo SESC, traz ao público um trabalho que fala sobre a violência contra o gênero feminino,com estréia nesta data, não por acaso, extremamente significativa.
Ficaríamos muito agradecidos se pudesse divulgar nas mídias sociais que possui e as quais tem acesso. Seria muito importante para o grupo, para o espetáculo e relevante para o debate sobre o tema.
Espetáculo "Carne Viva".
Sinopse:
Desde o início da sua história, a humanidade corteja e entrelaça suas culturas à opressão, violência e discriminação contra o gênero feminino. As mitologias grega, romana, as religiões judaico-cristãs ofertaram e testemunharam suas feridas e suas lutas. Escravas, mercadorias, objetos sexuais...estigmas de costumes que desenham o feminino como "ser inferior", como frutos eternos da costela de alguém.
"Carne Viva" vem ao mundo no Dia Internacional da Mulher. Não apenas em comemoração mas também em protesto. No espetáculo, (re)nascimentos, corpos fundidos que se abrem em feridas expostas, num flerte cruel com a dilaceração dos gêneros.
Sem maniqueísmos, o espetáculo vem questionar a naturalidade cultural da opressão e da violência contra o gênero feminino - essa ferida social humana, tão difícil de ser curada, tão arraigada à nossa carne, tão viva.
Release:
O trabalho é fruto de uma pesquisa de oito meses, realizada pelo Núcleo de Pesquisa em Dança do SESC Arcoverde e do processo de criação coletivo que reuniu vários artistas locais e convidados do estado, em torno do tema "violência de gênero". O grupo iniciou suas atividades em 2013, com o objetivo de fomentar e promover a pesquisa conceitual e prática em dança contemporânea, tendo realizado algumas produções e experimentos coreográficos e intervenções, com foco principal na dança-teatro e buscando refletir sobre o humano e suas relações. O elenco é formado por atores-bailarinos, que participam do processo também como pesquisadores/colaboradores. O espetáculo fica em cartaz nos domingos do mês de março (08, 15, 22 e 29), às 20h, no Espaço Escadaria do SESC Arcoverde. Ingressos R$10,00 público em geral e R$5,00 comerciários, dependentes, estudantes, professores, artistas e idosos, com devida comprovação.
Ficha técnica:
Direção geral e coreografias de Ana Paula Arcoverde.
Orientação de pesquisa e dramaturgia: Renata Pimentel e William de Castilho
Assessoria pedagógica: Luís Massilon
Identidade e programação visual: Rodolfo Araújo
Iluminação: Luciana Raposo
Figurinos: Maria Agrelli
Confecção da boneca: Fabio Caio
Confecção de adereços: Alex Pessoa e Vitor Cruz.
Confecção de figurinos: Luciene Souza
Intérpretes-criadores: Adriano Paiva, Ana Paula Arcoverde, Ana Paula Leandro, Augusto Sá, Devyd Ramos, Débora Freitas, Gabriel Pássaro, Júnior Van Barbosa, Maci Sobral e Nilton Oliveira.
Produção Executiva: Ana Paula Arcoverde e Ermiro Carvalho
Realização: SESC Arcoverde / SESC Pernambuco
Ana Paula Arcoverde
0 Comentários