Barachinha - Roberta Guimarães/ Divulgação
O Maracatu Águia Formosa, a Grão Comunicação e Cultura e Maciel Salú realizam o Brincadeira de Terreiro nestes sábado (28/03) e domingo (29/03). O evento gratuito e aberto ao público oferece duas oficinas e um workshop com ênfase nas manifestações da cultura popular presentes na Região da Mata Norte de Pernambuco. O projeto será realizado no terreiro do Maracatu Águia Formosa, em Tracunhaém. Para participar das atividades, os interessados só precisam comparecer ao local das atividades. A iniciativa é realizada através do incentivo do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura).
A iniciativa prevê o fortalecimento dos vínculos comunitários através da troca de experiências e o diálogo entre atores e apoiadores do tecido cultural na região. Nessa perspectiva, o projeto trata da formação com base nas relações interpessoais e no fortalecimento da identidade cultural local, focando nos participantes como protagonistas e beneficiários da ação.
Pensando nisso, a primeira atividade do final de semana será a oficina de “Confecção de adereços de Maracatu”. No sábado (28/03) Os participantes vão aprender a confeccionar golas e chapéus de caboclo de lança; a bordar vestidos de baianas, damas de passo e de rainha de maracatu. A proposta é estimular ainda mais a criatividade dos folgazões e aprimorar as técnicas de bordado, colagem e amarração. A atividade será ministrada por folgazões do Maracatu Águia Formosa.
Já no domingo (29/03), o projeto oferece a oficina de “Contação de histórias e estímulo à leitura” com os mestres de maracatu Maciel Salú, Barachinha e Edmilson Honório. O objetivo é estimular a cultura Griô e a preservação da oralidade como instrumento da cidadania cultural.
Finalizando as atividades do fim de semana, o Brincadeira de Terreiro oferece um workshop sobre “Produção cultural e preservação do patrimônio imaterial”. Serão abordados os aspectos de financiamento, documentação, prestação de contas e planejamento de projetos culturais. A atividade será ministrada pelos produtores culturais Rute Pajeú e Danilo Carias, da Grão Comunicação e Cultura.
O público-alvo do Brincadeira de Terreiro são os mestres e folgazões da cultura popular; adolescentes, jovens e adultos matriculados na rede formal de ensino e inseridos em projetos e programas sociais na Mata Norte de Pernambuco; além de artistas, produtores, comunicadores e educadores.
Confira a programação:
28/03/2015 - Sábado
9h-12h | 14h-17h - Oficina de confecção de adereços de Maracatu
29/03/2015 - Domingo
14h-16h - Workshop sobre produção cultural e preservação do patrimônio imaterial
16h-19h - Oficina de Contação de histórias e estímulo à leitura com os mestres Maciel Salú, Barachinha e Edmilson Honório
Serviço:
Brincadeira de Terreiro
Datas: 28/03/2015 (Sábado) e 29/03/2015 (Domingo)
Endereço: Sede do Maracatu Águia Formosa – Rua Marechal Castelo Branco, 200 - A - Tracunhaém - Pernambuco (por trás da Compesa)
Informações: (81) 3038.7055 e 9606.7758
Dulce Reis
0 Comentários