Foto: Amannda Oliveira
O mestre Gonzaga de Garanhuns receberá amanhã (17), em Recife (PE), a medalha Professor Paulo Freire. O evento acontece em comemoração aos seis anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) e premiará cerca de 20 personalidades de Pernambuco, ligadas a área cultural. A solenidade será realizada na Faculdade Marista, localizada na Rua Itatiaia, 318, Apipucos, a partir das 18h.
O Mestre Gonzaga foi escolhido pelo IFPE – Campus Garanhuns, pois, além de ser uma personalidade ligada à cultura garanhuense e que reside na cidade, contribuiu direta e indiretamente com a história do município e do instituto. “Outros critérios importantes para a escolha também foram avaliados. ‘Seu Gonzaga’ foi o que mais se destacou por todas as contribuições dadas a cultura da cidade, pela sua importância como personalidade e, além disso, o mesmo já foi objeto de estudo e de pesquisa por alunos do IFPE, além de já ter participado de eventos na nossa instituição”, destaca a assessora de Comunicação e Imprensa do IFPE – Campus Garanhuns, Érika Targino.
O evento acontece amanhã e na quinta-feira (18). Além da entrega de medalhas no primeiro dia, apresentações culturais, prestações de contas à comunidade, passeio cultural e palestra, fazem parte da programação.
Mestre Gonzaga de Garanhuns – Luiz Gonzaga de Lima, “O Gonzaga de Garanhuns”, nasceu em agosto de 1943, no sítio Sussuarana, zona rural do município. Teve, ainda criança, o primeiro contato com o reisado. “Seu Gonzaga”, como é conhecido popularmente, é mestre do Reisado Garanhuns Cultural e repassa a arte para crianças e idosos. O mestre também é envolvido com a literatura de cordel a mais de 40 anos, e, devido a sua imensa e criativa produção literária, é membro da Academia de Letras de Garanhuns.
Samara Pontes
0 Comentários