O catador Tião Santos, presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável do Jardim Gramacho e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Projeto de Erradicação de Lixões no Brasil e na América Latina, faz palestra nesta quinta, em Recife. Tião ganhou visibilidade no Brasil e no mundo depois de ser protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, produzido pelo artista plástico Vik Muniz e indicado ao Oscar em 2011 como melhor documentário. O evento faz parte do Programa Mundo Limpo, desenvolvido pela ASA Indústria e Comércio Ltda., e é patrocinado pelo sabão em barra Bem-Te-Vi.
Na palestra, que tem como título “Reciclagem e sustentabilidade”, ele aborda os problemas e os reflexos do descarte incorreto do lixo a médio e longo prazos, nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Também fala sobre sua vida e sua trajetória como modelo de superação.
Durante o evento, será exibido o trailer do filme “Lixo Extraordinário”, com duração de três minutos e meio. Também exibe vídeos do projeto “Limpa Brasil - Let's do It!”, com duração de pouco mais de dois minutos.
A palestra será realizada às 16h, no auditório da Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), localizada na Avenida Cruz Cabugá, 747, Santo Amaro, em Recife, e a entrada é gratuita. Para participar, basta fazer a inscrição pelo e-mail palestratiao@asanet.com.br, enviando nome e número de CPF.
Desenvolver ações de educação ambiental e de sustentabilidade é uma prática da ASA Indústria e Comércio Ltda., vencedora na categoria Destaque Industrial do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2014, com o projeto Preservação dos recursos hídricos através da coleta seletiva de óleo com a participação da sociedade.
Além da Bem-Te-Vi, a ASA Indústria e Comércio Ltda. também é proprietária das marcas Vitamilho, Palmeiron, Bomilho, Invicto, Baby & Baby, Naturella, Casa de Vinhas, Certo e Flamengo. Em atuação há 17 anos, a empresa é hoje uma das principais indústrias do Brasil e conta com quatro fábricas, localizadas em Pernambuco e na Paraíba, responsáveis pela produção de cerca de 250 itens nos segmentos de alimento, bebida, higiene e limpeza.
Pedro Romero
0 Comentários