Advertisement

Facebook

Pernambuco comemora crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica


O governador João Lyra Neto comemorou o resultado de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2013, divulgado neste sexta-feira (05/09), pelo Ministério da Educação. Pernambuco subiu 12 posições e obteve o maior crescimento no ensino médio entre todos os estados da Federação. O estado alcançou a nota 3,6, e empatou com Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais na quarta colocação, ficando apenas 0,2 pontos a menos que Goiás, primeiro lugar no índice atual. Pernambuco ainda teve crescimento de 16,1% em comparação com o Ideb anterior, sendo o estado com a maior evolução do País.

"Desde 2007, fizemos um investimento maciço em educação, com a construção e a reforma das escolas da rede estadual, o pagamento de bônus aos professores que atingissem as metas pactuadas, o monitoramento das escolas e um grande Pacto Pela Educação. Foi uma decisão do ex-governador Eduardo Campos, que tinha a certeza de que só poderíamos avançar se a questão da educação fosse enfrentada com seriedade. Em 2007, quando assumimos, Pernambuco figurava na 21ª posição no Ideb. Portanto, o quarto lugar na educação de todo o País só reforça o nosso compromisso e o sentimento de que estamos no caminho certo, sobretudo por obtermos uma ascensão numa conjuntura em que 16 estados apresentaram queda, o que mostra o quão delicada é a questão da educação do ponto de vista nacional", afirmou João Lyra Neto.
 
IDEB - Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
 
O índice é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
 
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. 

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...