Caruaru é terra de grandes artistas e sua cultura pulsa em ritmos e cores variadas. Não são apenas o forró e a Feira de Caruaru, os cartões postais da cultura caruaruense para o Nordeste e o Brasil. Celeiro de variadas e ricas manifestações, pelo terceiro ano, Caruaru recebe o Festival Pernambuco Nação Cultural, que tem início neste sábado (10) e segue até o dia 18. O FPNC Caruaru reflete o perfil diversificado da cultura deste território, onde o regionalismo dialoga com tendências mais urbanas e universais. Caruaru é rock com gibão, sandália de couro na erudição de uma orquestra sinfônica com um dos pianistas mais importantes do mundo. A expectativa é que gente de todo o Nordeste chegue a Caruaru, nesses dias, para conferir a programação de shows, espetáculos de teatro, dança, circo, cinema, mostras diversas e oficinas de formação cultural.
“Caruaru é uma das cidades mais desenvolvidas de Pernambuco. Sua diversidade cultural também é reflexo dessa força que ela tem. Nesta etapa do FPNC teremos desde encontros de pifeiros, uma marca da região, até o show do cantor e compositor Almério, que é de Caruaru mas apresenta um trabalho que poderia ser de qualquer cidade brasileira, e finalizando com o virtuosismo e excelência de Arthur Moreira Lima”, pontua o secretário de Cultura Marcelo Canuto. “É um festival construído através de um diálogo com a cidade, em parceria com a Prefeitura de Caruaru, feito para todos os públicos. Do barro ao metal, das bandas de pífanos ao rock, para os jovens e também os para os mais velhos da família. Uma valorização da nossa produção cultural, com o diálogo entre várias gerações”, diz o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa.
A programação de Caruaru segue com destaques igualmente preciosos. A primeira atração do FPNC acontece já neste próximo sábado (10), com o espetáculo Gonzagão – A Lenda. É um musical dirigido pelo diretor pernambucano João Falcão, já foi assistido por mais de 90 mil pessoas, conquistando em 2012 e 2013 importantes prêmios nacionais. O musical será encenado no palco do FPNC, que está instalado na Estação Ferroviária de Caruaru.
Na quinta-feira, o palco é do Projeto Garagem, com bandas de rock de Caruaru. Na sexta (16), tocam Israel Filho, Almério e Silvério Pessoa. É grande a expectativa para o show do filho da terra, Almério, que lançou recentemente seu primeiro disco, homônimo, com composições de Valdir Santos, Isabela Moraes, Vertin Moura, Ícaro Tenório, Luciano Queiroga e Lula Queiroga.
Silvério Pessoa conta que levará para Caruaru um show que faz a transição entre seu disco mais recente, No Grau, com o próximo trabalho, Sangue de Amor, que só será lançado em 2015, mas já tem dez composições pré-produzidas. O show tem uma pegada menos regional e mais eletroacústica, com baladas folk inspiradas em Bob Dylan, tocadas em viola de 12 cordas, sem o acordeom, que foi uma marca instrumental do trabalho anterior de Silvério, mais ligado ao universo do forró. O músico comemora estar indo tocar em Caruaru, para uma plateia que, em sua opinião, é exigente e acostumada à boa música.
O FPNC ainda vai testemunhar o encontro de dois poetas consagrados da música regional brasileira. Maciel Melo e Xangai se unem no projeto Cantoria, no sábado (17). Antes deles, haverá show de Petrúcio Amorim. A noite que conta ainda com o show da Spok Frevo Orquestra, com seu frevo para palco, o frevo jazz pernambucano. O encerramento do palco Nação Cultural, no domingo, será em grande estilo: um encontro da Orquestra Jovem de Pernambuco, do maestro Rafael Garcia, com o pianista Artur Moreira Lima.
OUTRAS LINGUAGENS – A proposta do Festival Pernambuco Nação Cultural é proporcionar um momento de encontro entre todas as artes, ocupando vários espaços da cidade, promovendo a circulação de artistas e produtos, favorecendo a troca de saberes, e a formação cultural. Durante uma semana, Caruaru irá respirar cultura em diversos cantos. Nas artes cênicas, destaque para a apresentação do grupo pernambucano Grial, no Teatro do Sesc, com o espetáculo Terra, vencedor do prêmio APCA de 2013. Espaço também para a produção local, com o grupo de teatro caruaruense Cena Aberta e o espetáculo Um inimigo do povo, que fez parte da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos. Ações circenses atrairão famílias inteiras para o Parque Severino Montenegro, outro endereço do FPNC.
No segmento do audiovisual, o projeto Cinema na Estrada rodará por três comunidades de Caruaru, com uma mostra de longas e curtas pernambucanos. No domingo (18) haverá exibição do filme Febre do Rato, de Cláudio Assis, seguido de debate com o cineasta. Na Literatura, destaque para a ação A gente da Palavra, em locais públicos de Caruaru. A cultura popular de Caruaru será representada por um encontro de Bandas de Pífano, que acontece na quinta-feira (18), no Museu do Barro. Ações de artesanato, fotografia, artes visuais, patrimônio, economia criativa e formação cultural também fazem parte da programação do FPNC Caruaru.
PROGRAMAÇÃO DO PALCO NAÇÃO CULTURAL
Local: Estação Ferroviária
Quinta-feira, 15/05
Horário: A partir das 21h
Projeto Garagem
- Bandas PSYCH
- Extreme Death
- Seu Luiz e os Comparsas
Sexta-feira, 16/05
Horário: A partir das 22h
- Israel Filho
- Almério
- Silvério Pessoa
Sábado, 17/05
Horário: A partir das 22h
- Petrúcio Amorim
- Projeto Cantoria com os artistas Maciel Melo e Xangai
- Spok Frevo Orquestra
Domingo, 18/05
Horário: 17h
- Maestro Arthur Moreira Lima com a Orquestra Jovem de Pernambuco e o Maestro Rafael Garcia
Informações: Fundarpe
0 Comentários