Conhecida por realizar melhor São João do Nordeste e com o objetivo de manter a tradição de ser o segundo maior pólo junino de Pernambuco, a cidade de Arcoverde, sertão pernambucano, já começou a se preparar para os festejos de 2014. Para isso, lança nessa terça-feira (20), às 11h, no Recife, em coletiva de imprensa a festividade mais esperada do ano.
Serão dez dias de festa, de 19 a 28 de junho, dez pólos culturais e uma grade de atrações diversificada com artistas da cultura local e regional, além de grandes nomes nacionais, que serão divulgadas as já confirmadas nesse dia.
O tema deste ano é “Luz, Câmera, Ação... o cinema vai passar no melhor São João do Nordeste” e o grande homenageado é o cinema Rio Branco, fundado em 18 de maio de 1917, e atualmente considerado o cinema mais antigo em funcionamento no Brasil e na América Latina.
O velho cinema Rio Branco foi idealizado e construído pelo lendário Coronel Augusto Cavalcanti e já foi cine teatro, cine globo nos anos 30, e cine pedrosa nos anos 40 e 50. Por suas telas, já passaram astros como Rodolfo Valentino, Charles Chaplin e Douglas Fairbanks. “Vamos voltar ao tempo e narrar a saga e a odisséia da fundação do primeiro cinema do sertão pernambucano erguido em meio à caatinga, numa vila de poucos habitantes”, conta a prefeita Madalena Britto.
Assim como em anos anteriores, a estrutura do São João de Arcoverde 2014 vai oferecer ao público 10 polos de animação, sendo oito (08) com atrações artísticas e culturais, proporcionando a apreciação de shows, espetáculos teatrais e recitais.
Os espaços serão divididos em: Multicultural, Artes, Pé de Serra, Multimusical, Forrogospel, Vila de Rio Branco, Gastronomia, Diversão, Raízes do Coco e Budega da Poesia. “Os pólos são próximos e nosso objetivo é facilitar a circulação das pessoas entre eles, possibilitando que o público assista a diversas apresentações em apenas uma noite. Exceto o Raízes do Coco, localizado no Cruzeiro, e o da Budega da Poesia, no São Cristóvão, que já possuem programação diurna e um público específico.”, diz Albérico Pacheco, secretário de Turismo da cidade.
O São João é o segundo mês mais rentável para Arcoverde, perdendo apenas para as festas de fim de ano. Este ano, o investimento será de R$ 3 milhões em uma estrutura que vai gerar cerca de quatro mil empregos temporários, diretos e indiretos, e um incremento na economia do município de mais de R$ 30 milhões, promovendo o turismo e proporcionando maior visibilidade a cidade.
Na questão segurança, pelo segundo ano consecutivo, Arcoverde é considerado o São João mais tranqüilo do Estado. Para garantir essa posição, a cidade contará com o apoio das polícias Civil e Militar, Arcotrans, Corpo de Bombeiros, Compesa, Celpe e Vigilância Sanitária.
Na estrutura, as equipes contam com 20 câmaras de monitoramento espalhadas entre os polos, além disso, será proibida a entrada de vasilhames de vidro, sendo necessário realizar a troca por embalagens de plásticos disponibilizadas no local. Próximo aos polos, principalmente no Multicultural (central), espaço que recebe o maior número de pessoas, só estarão autorizados a circular táxis e mototáxis cadastrados pela prefeitura, facilitando a chegada e a saída do público.
ASCOM
0 Comentários