Advertisement

Facebook

11.ª Semeia começa nesta segunda-feira

Será realizada entre os dias 03 de junho e 25 de julho a XI SEMEIA: Agricultura familiar: semeando o campo e alimentando a cidade, promovida pela Casa da Mulher do Nordeste, Diaconia, Rede de Mulheres produtoras do Pajeú, CPT e Sabiá, no território do Pajeú.
Nos dias 05 e 06 deste mês, agricultoras e agricultores se reunirão em São José do Egito, Sertão pernambucano, para o seminário Certificação e Sistema de Inspeção Federal (SIF), que acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e tem por objetivo debater a importância do papel do(a) agricultor(a) para o desenvolvimento do campo e da cidade, além de ouvi-los acerca da implantação do sistema.
Segundo Edvânia Souza, educadora social da Casa da Mulher do Nordeste, ‘‘ é a agricultura familiar que alimenta o país e traz a sustentabilidade para a região do Pajeú, portanto, a sociedade deve ter um novo olhar para a mulher e o homem do campo’’.
Ela também enfatiza a necessidade de valorização da categoria pelos próprios agricultores e agricoltoras: ‘‘ Muitas pessoas escondem suas origens rurais e, por isso, essa temática é tão importante para reforçar a valorização do campo. É preciso evitar a migração desenfreada que muitas vezes termina em trabalho escravo, além de dificuldades na hora da aposentadoria por abandono da atividade.’’
Além da valorização, a XI SEMEIA será espaço para as organizações cobrarem do governo políticas mais efetivas para o campo por parte do governo, que geralmente valoriza mais a agricultura de exportação, enquanto os pequenos(as) agricultores(as) encontram inúmeras dificuldades no acesso as linhas de créditos.
Programação
Dias 05 e 06 de junho - Seminário Certificação e Sistema de Inspeção Federal, também conhecido pela sigla S.I.F., que é um sistema de controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal, comestíveis ou não comestíveis. 
Sábado, dia 08 - a Semana do Meio Ambiente terá culminância na Feira Agroecológica de Afogados da Ingazeira, com a distribuição de folders, bonés, banners, boletins, etc realizada pela CMN, divulgando a Campanha Mulheres Organizadas por Uma Nova Forma de Consumo.
Para o dia 18, as organizações estão discutindo a realização de um ato público acerca da qualidade da água que as famílias da região estão recebendo em suas casas.
No dia 21, alunos de quatro escolas públicas de Flores, Carnaíba, São José do Egito e Afogados da Ingazeira irão participar de um concurso de redação sobre a importância do agricultor e da agricultora para o país. A melhor redação será premiada.
Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...