Advertisement

Facebook

Médicos da Prefeitura do Recife denunciam descaso na saúde

Desfalque nas escalas de plantão, péssimas condições de trabalho, escassez de medicamentos, sucateamento de ambulâncias e sobrecarga de trabalho foram apenas alguns dos problemas apontados pelos médicos vinculados à Prefeitura do Recife,  durante Assembleia Geral, realizada, ontem. na Associação Médica de Pernambuco (AMPE).

Os médicos denunciaram que a área da saúde no Recife está completamente abandonada e que há total descaso com as unidades, profissionais e com os pacientes. Nos relatos, foram citados problemas em todas as unidades de saúde e da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A policlínica Amauri Coutinho a escala esta defasada; alguns os médicos estão pedindo exoneração dos seus cargos. “Em um determinado momento, estavam na unidade dois pediatras e um ortopedista, mas o paciente precisava de um profissional de clínica médica por isso tivemos que encaminhá-lo para outra unidade”. declarou um médico presente à assembleia.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Mário Jorge Lôbo, essa é uma situação insustentável. “Queremos e vamos defender boas condições de trabalho e hoje iniciamos o movimento de valorização do médico do município”, pontuou.  Ainda de acordo com ele, esta primeira assembleia tem o propósito de juntar as informações e definir a pauta de reivindicação da categoria.

Na opinião do secretário de comunicação do Simepe, Sílvio Rodrigues, boa parte dos problemas relatados pelos médicos do Recife, sobretudo, das escalas incompletas, seria resolvido se existisse comprometimento da Prefeitura em convocar os aprovados do último concurso. “O Simepe já tem cobrado a chamamento dos profissionais”, esclareceu.

Após os relatos, os médicos definiram a pauta de reivindicações que será encaminhada a Prefeitura do Recife: 1) Campanha Salarial 2013 com base no piso Fenam; 2) Convocação dos aprovados do último concurso; 3) Novo concurso para a Estratégia Saúde da Família e 4) Melhores condições de trabalho.

Ainda na ocasião, a diretora do Simepe, Rafaela Pacheco, lembrou que o Simepe e o Cremepe estão disponibilizando em seus sites o questionário para avaliar a estrutura das unidades de Estratégia de Saúde da família do Recife. “Precisamos que todas as unidades respondam para podermos traçar estratégias baseadas em dados para fortalecer nossa luta e reivindicações,” explicou.

No próximo dia 22 de maio, às 19h será realizada nova Assembleia Geral na sede da AMPE.

Colaboração: Silvio Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...