A secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, acompanhada do secretário executivo de Articulação e Projetos Especiais da Secretaria da Criança e Juventude, Eduardo Figueiredo, divulgou na tarde de ontem (02), no Hotel Jangadeiro, as ações do “Projeto Cultura de Paz”, que será desenvolvido antes e durante a Copa das Confederações. O objetivo da iniciativa é desenvolver atividades formativas e preventivas com profissionais do setor hoteleiro e taxistas da Região Metropolitana do Recife.
Durante o encontro, Laura destacou temas como a garantia da acessibilidade, enfrentamento das situações de abuso e exploração sexual, direito do consumidor e mediação de conflitos, além de prevenção do uso de drogas. Esses temas serão trabalhados junto aos setor de hotéis e de táxi, por meio de capacitações. Técnicos da SEDSDH irão capacitar profissionais desses ramos com o foco na educação em direitos humanos. As capacitações serão feitas em parceria com a Secretaria da Criança e Juventude, EMPETUR, Prefeitura da Cidade do Recife, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) e Sindicato dos Taxistas de Pernambuco de forma articulada com a SECOPA.
Para a secretária, a Copa da Confederações será mais um momento em que a SEDSDH irá reforçar as ações já desenvolvidas pela sua pasta. “ Tivemos a preocupação em desenvolver um trabalho que atinge todo o público que irá participar direta ou indiretamente da copa. A questão dos direitos humanos é algo que deve estar sempre presente no dia-a-dia de cada um de nós. Já que Pernambuco será uma das sedes de um evento tão grandioso, não podíamos deixar de lembrar e até mesmo divulgar a importância dessa preservação”, frisou.
Logo em seguida, Laura abriu a capacitação para 50 funcionários de hotéis. Segundo ela, o trabalho será voltado para o fortalecimento da cultura da inclusão, do respeito aos direitos humanos e da paz. É preciso que todo a população pernambucana faça parte desse projeto, que tem o ser humano como elemento principal.
Eduardo Cavalcanti, presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis, informou que os hotéis estão trabalhando na capacitação de seus funcionários. “Vamos trabalhar com hotéis de Porto de Galinhas, Gravatá e Petrolina. Esse trabalho é de grande importância, uma vez que hotéis já trabalham com acessibilidade”, destacou.
Estiveram presentes o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, o diretor do Procon/PE, José Rangel, a chefe de gabinete, Niedja Guimarães, a secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, Ana Célia Farias e a secretária executiva de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da prefeitura do Recife, Elizabete Godinho.
Informações:ASCOM
0 Comentários