Com o intuito de diminuir as publicações ofensivas e o spam, o Facebook implantou um sistema de bloqueio automático de publicações. É o que afirma o blogueiro Robert Scoble, que recebeu uma notificação da rede ao tentar publicar um comentário.
O comunicado dizia o seguinte: “Este comentário parece ser irrelevante ou inapropriado e não pode ser postado. Para evitar que seus comentários sejam bloqueados, por favor certifique-se de que eles contribuem para a postagem de alguma forma”.
Depois de ter seu comentário bloqueado, Scoble o postou em sua página no Google++, na qual recebeu mais de 500 comentários. Apesar de não ter nenhum indício de palavras obscenas, racismo ou spam, o comentário não foi veiculado no Facebook.
O departamento de comunicação do Facebook enviou um comunicado ao site TechCrunch explicando o engano no caso de Scoble. Um dos trechos do comunicado, em tradução livre, afirma: “Nós temos sistemas automatizados que funcionam nos bastidores para manter um ambiente confiável e proteger nossos usuários de maus atores que frequentemente usam links para espalhar spam e malwares.”
Apesar de muitos saberem desses filtros, o que mais chamou a atenção nesta situação foi o fato do comentário mencionar o termo “Google+”. Isso levantou a suspeita de que o Facebook censura comentários que contenham o nome do principal concorrente. No entanto, a suspeita foi deixada de lado, sendo o conteúdo considerado um “Falso Positivo”, assim como temos em alguns antivírus. O comentário continha três links, e Scoble sequer era amigo do autor do post, o que pode ter disparado o sistema de bloqueio.
Fizemos um teste e, realmente, o Facebook não bloqueia postagens com a palavra “Google+”. Porém, tudo isso depende do comportamento do usuário dentro da rede. O fato de spammersterem um perfil de utilização parecido (enviam muitos links, adicionam muitas pessoas, comentam muitas vezes por dia) pode ativar o sistema de bloqueio. Da mesma forma, Scoble é muito ativo no Facebook e produz muito conteúdo, um fator que pode ter gerado o bloqueio.
Mas e você? O que acha desse sistema? Ele realmente favorece o usuário diminuindo ospam? Já teve algum conteúdo bloqueado?
Fonte: DailyMail
0 Comentários