Mais de três mil alunos de 40 escolas estaduais, participantes do Programa Escola Aberta, estarão presentes no Bloco da Paz, marcado para ir às ruas do Recife durante a semana pré-carnavalesca, na próxima quarta-feira (15). Na sua 11ª edição, ele prestará uma homenagem à cantora Lia de Itamaracá. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação (SE).
Como todos os anos, o bloco será formado por alas. Além da comissão de frente, composta por passistas do Programa Escola Aberta e pelo boneco de Lia de Itamaracá, serão colocadas faixas alusivas ao tema do desfile: No Compasso da Diversidade Cultural. Em seguida, vem o bloco lírico, maracatu e ciranda de roda. A orquestra de frevo, os caboclos de lança, uma escola de samba e um trio elétrico encerram o cortejo.
A concentração do bloco será no pátio da Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira, localizada em frente ao Parque 13 de maio, em Santo Amaro, com a saída prevista para as 14h. O trajeto segue pela Rua da Aurora, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol e Praça da República. É lá que fica localizado o Palácio do Campo das Princesas, onde os alunos serão recepcionados pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e pelo o Secretário de Educação, Anderson Gomes.
Na ocasião, os estudantes prestarão uma homenagem ao chefe do executivo intitulada Guardião da Educação em Defesa da Diversidade Cultural. A ideia é um reconhecimento aos resultados do seu trabalho em prol da melhoria da qualidade da educação e da inclusão social.
Escola Aberta -A proposta do Programa Escola Aberta, executado pelo Governo do Estado, é transformar a escola nos finais de semana em um ambiente mais atuante e presente na vida dos jovens, famílias e comunidades, promovendo maior diálogo, cooperação e participação entre os alunos, pais e equipes de profissionais. Outro ponto importante é a complementação da renda das famílias através das diversas atividades que são oferecidas nas áreas de cultura, por meio de cursos voltados para a geração de renda, esporte e lazer, educação complementar, inclusão digital, direitos humanos e cidadania.
O Programa atende a mais de 50 mil alunos, matriculados em 200 escolas, localizadas em 79 municípios ligados às 17 Gerências Regionais de Educação (GREs). Ele foi criado em 2004 e é uma parceria do Governo Federal – com recursos do MEC – e Governo do Estado.
Histórico –O Bloco da Paz surgiu em 2001. Durante esses anos, ele já prestou homenagens aos seguintes cantores e compositores: Claudionor Germano, Chico Science, Mestre Salustiano e Nando Cordel.
Informações: Assessoria de Comunicação
0 Comentários