O Ministério da Saúde apresentou nesta segunda-feira (5), os resultados o estudo que permitiu mapear a situação da dengue em todos o país.
Intitulado LIRAa o instrumento é fundamental para orientar as ações de controle, pois possibilita que os gestores locais de saúde antecipem as ações de prevenção.
O mapa revelou que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue.
A avaliação apontou, que 236 cidades estão em alerta (com índice entre 1% e 3,9%) e 277 possuem índice satisfatório, abaixo de 1%.
Os municípios em situação de risco, incluindo três capitais - Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) - estão localizados em 16 estados brasileiros: quatro na Região Norte; sete no Nordeste ; três no Sudeste; um no Centro-Oeste e um na Região Sul.
Entre as capitais em situação de alerta, destacam-se Salvador, com índice de infestação de 3,5%; Recife (3,1); Belém (2,2); São Luis (1,6%); e Aracaju (1,5%).
Na lista dos municípios em situação de risco no estado se destacam: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Araripina, Camaragibe, Floresta, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe.
Amannda Oliveira
0 Comentários