Foto: Amannda Oliveira
Pinturas, esculturas, fotografias, sandálias para dançar coco, materiais reciclado que viram arte e encantam, emoção. Na noite de sexta-feira, a Câmara de Vereadores de Arcoverde em parceria com o Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR, realizaram mais uma edição do Projeto Sextas Feiras Culturais e homenageou as artes visuais e o artesanato da cidade.
O público que chegava a Câmara, era saudado por uma galeria montada por diversos artistas da cidade com peças que atraiam a atenção pela beleza e criatividade.
Alaíde Padilha, foi a primeira a receber o troféu, das mãos do vereador Luciano Pacheco e num discurso emocionado, lembrou da importância de eventos que reconheçam os artistas de Arcoverde , por que muitos construíram a história da cidade e morreram sem ser lembrados.
Em seguida foi a vez do senhor José Monteiro, de 85 anos e que produz peças de madeira que impressionam e encantam receber das mãos do neto Vinícius Carvalho, Diretor Executivo da Secretaria Estadual de Cultura, que representava no evento o Secretário Fernando Duarte.
A Casa do Artesão, representada por Graça Vasconcelos, recebeu o troféu das mãos do vereador Jairo Freire . O espaço que congrega um grupo de 17 artistas que produzem um trabalho diversificado sendo destaque inclusive na Feira Nacional de Negócios do Artesanato- Feneart.
Um segmento que pouca gente atenta para a sua importância , mas que como poucos tem o dom de parar uma imagem no tempo, foi a fotografia que na noite de ontem lembrou o pioneirismo de Carlos Torres, fotógrafo atualmente radicado em Recife e que fotografou durante anos a fio , grande parte das famílias arcoverdenses, criando o Stúdio C situado em Garanhuns. Carlos foi representado pelo seu irmão Cezar Torres.
Arnaldo Tenório é artista plástico e foi o sexto homenageado se destacando pelas esculturas e pinturas. Sua galeria chegou a receber mais de cinco mil visitantes durante o são joão e recebeu o troféu da representante da Gerência Regional de Educação, Aline Inojosa. Durante o seu discurso , o artista pediu ao poder público que evite colocar barracas de bebidas na frente de sua galeria por que prejudica o funcionamento e relembrou que já teve que se amarrar a sua arte e fazer greve de fome para ter o seu trabalho respeitado.
O último troféu do evento foi entregue a Suedson Neiva pelo Secretário Municipal de Turismo Albérico Pacheco. Suedson, que é sociólogo de formação, tem se destacado nas mais diversas regiões do estado , desenvolvendo um vasto trabalho não só em pinturas mais em decoração de eventos como são joão, carnaval e festival de inverno. Suedson é presidente do Centro Integrado de Cultura e Arte – CINA, entidade voltada à promoção de ações principalmente no segmento das artes visuais. Durante o seu discurso, mencionou que de todas as formas de arte, as que mais se aproximam do público por não depender de classe social ou grau de instrução , são as artes plásticas e o artesanato. A imagem por si só fala, atrai e emociona o público.
Foto: Amannda Oliveira
O Vereador Luciano Pacheco, mencionou a diversidade de público que o Projeto Sextas-feiras Culturais levou a Câmara e da emoção que estas noites tem trazido aos artistas. O Presidente do Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR, Kleber Araújo, falou sobre o projeto e lembrou da luta de políticos e sociedade civil de trazer para o Sertão do Moxotó o Festival Pernambuco Nação Cultural. O Diretor do Procon em Arcoverde, Gaudêncio Vilela, se mostrou maravilhado por a cada encontro descobrir artistas até então desconhecidos pra ele.
O Secretário de Turismo do município Albérico Pacheco, falou sobre a importância de se homenagear os artistas arcoverdenses e mencionou que o Cine Rio Branco que é o cinema mais antigo da América Latina, será reformado e transformado em Cine Teatro sendo reinaugurado até junho de 2012. Falou sobre o são joão do ano que vem e falou sobre projetos que a prefeitura pretende desenvolver na área de cultura.
Foto: Amannda Oliveira
Mais a grande notícia da noite foi trazida pelo representante do Secretário de Cultura, Vinícius Carvalho que agendou uma reunião com representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil arcoverdense para a próxima quinta-feira (18), cuja pauta é a viabilização do Festival Pernambuco Nação Cultural no Sertão do Moxotó, com as ações descentralizadas, mas tendo Arcoverde como pólo.
Amannda Oliveira
0 Comentários