Do Site do Nill Júnior
Presidente de uma frente parlamentar que devolve aos Estados autonomia para decidir sobre emancipação de distritos, o deputado José Augusto Maia (PTB) diz que, até o final do ano, o Congresso vota a proposta que tramita na Câmara, informa a coluna de Magno Martins em seu blog.
O Pajeú pode ter mais dois municípios, caso a autonomia de fato seja dos estados. Fátima, em Flores, com 4.729 habitantes, e Jabitacá, com 4.492 moradores, urbanização de 41,32%, a pouco mais de 16 quilômetros de Iguaracy. Projetos dos Deputados Claudiano Filho e Ângelo Ferreira.
Comentário da blogueira
Sempre que vejo matérias falando sobre emancipação de distritos me pergunto: pra que? E vou explicar o por que. Muitos distritos não tem estrutura de saúde, de educação e muitas vezes não tem uma população numérica que justifique a criação de um novo município Existem alguns que chegam a ter quase a população do município, mas faz-se necessário que possuam estrutura para uma emancipação. A criação de novos municípios não melhora a administração pública, divide ainda mais os recursos e pior , pode deixar a população ali residente exposta a falta de diversos serviços. Então me pergunto de novo: pra que? Será que só para termos mais prefeitos e vereadores?
Segundo pesquisa realiza pelo G1 , se a emancipação for aprovada, o Brasil pode ganhar pelo menos 619 novas cidades, se o Congresso aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 13, que devolve aos estados a competência para legislar sobre a criação e emancipação de municípios.
Amannda Oliveira
0 Comentários