Produtores de queijo e de leite das Arcoverde, Pedra, Venturosa, Buíque e região estiveram reunidos ontem (18), no clube Polimático da Pedra, participando de audiência pública para debater a " Fiscalização, Comercialização e Transporte dos produtos de origem animal" que tem gerado problemas aos produtores da região.
As recentes apreensões de queijos pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - Adagro e Polícia Rodoviária Federal foram os grandes motivadores da audiência.
Estavam presentes ao encontro o Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, a presidente da Adagro, Erivânia Camelo, o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti , autoridades e parlamentares de cidades vizinhas.
O debate e escuta das sugestões, versaram sobre três pontos:
- A questão da fiscalização,
- O controle de qualidade e;
- O transporte dos produtos.
Definiu-se ainda, que os cem primeiros produtores que realizarem a fiscalização do ITEP terão isenção das taxas e em relação a distribuição de mercadoria, o governo do estado deverá promover um estudo.
A Adagro instalará um escritório na cidade de Arcoverde para melhor atender aos municípios.
As medidas permitirão que os municípios se adequem as exigências previstas em lei com um maior acompanhamento e orientação do Estado.
Amannda Oliveira
0 Comentários