Foto: Eduardo Braga/SEI
Nesta quinta-feira (07), o governador Eduardo Campos recebeu a visita da Comissão Especial sobre Catástrofes Climáticas da Câmara Federal. O grupo, presidido pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), convidou o governador para ser um dos palestrantes de um seminário sobre o tema em novembro, em Brasília.
“Percebemos que a melhor experiência entre os estados é a de Pernambuco. Não poderíamos deixar de vir aqui. Nossa preocupação é criar uma proposta nacional, já que hoje cada ente federativo tem as suas experiências”, disse a deputada do Acre.
O governador pontuou as cinco principais questões que precisam de atenção especial em Pernambuco: a desertificação, as zonas de risco nos morros, a erosão marítima, os prédios caixões em áreas urbanas, e as chuvas na Mata Sul. Esse último recebeu uma atenção extra. Eduardo detalhou os problemas causados pelas chuvas em meados de junho de 2010, que deixou 89 mil pessoas desalojadas. O governador explicou as medidas adotadas e as dificuldades que surgiram.
“Conseguimos identificar falhas na legislação. Como se faz para contratar em casos de emergência, para licitar? Não se tinha tempo de seguir esses processos enquanto o povo estava morrendo. Por isso temos o maior interesse em contribuir com vocês para entregar ao país uma legislação mais sensata, mais objetiva, que possa ajudar os gestores nesses momentos”, afirmou o governador.
Para Ademir Camilo (PDT/MG), membro da Comissão Especial, explicou que a ideia é aproveitar as informações compartilhadas entre os estados para realizar prognósticos de desastres em qualquer uma das regiões. “A proposta da Comissão tem se fortalecido graças a uma preocupação forte que há no país de se prever tragédias. O exemplo de Pernambuco vai ajudar muito na construção de um programa nacional”, observou.
Nesta sexta-feira (8), a comissão irá a Prefeitura do Recife e, às 14h, receberá os detalhes da Operação Reconstrução em reunião na Secretaria de Planejamento e Gestão. Participaram do encontro ainda os deputados Glauber Braga (PSB/RJ), Ademir Camilo (PDT/MG), Pedro Eugênio (PT/PE), Luciana Santos (PCdoB/PE) e o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.
0 Comentários