Advertisement

Facebook

Arcoverde começa a batalha contra o crack

Foto: Amannda Oliveira

Foi lançado na última segunda–feira (06), no Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA o Plano Municipal de Combate ao Crack e outras Drogas.

O projeto coordenado pelo Ministério Público de Pernambuco e construído  à partir de diversas discussões coordenadas entre Ministério e parceiros como a Prefeitura Municipal de Arcoverde, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, do Conselho Tutelar, Conselho de Direito, Gerência Regional de Educação - GRE e  escolas particulares foi apresentada a sociedade que se fez presente em massa para conhecer os detalhes desta ação.

O projeto privilegiará ações de prevenção, tratamento e repressão a vendas de drogas. O ponta pé do programa será em relação a prevenção, uma vez que é mais fácil prevenir do que tratar usuários de crack, mas o serviço de atendimento a usuários e famílias estão previstos no mesmo. 

Três bairros foram escolhidos para iniciar a atuação do projeto: São Cristóvão, São Geraldo e Boa Esperança, devido ao alto índice de usuários e tráfico de drogas.
Arcoverde contra o crack, capacitará em parceria com o Governo do Estado , através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, os agentes públicos envolvidos no projeto que como:os agentes comunitários de saúde; professores da rede municipal de educação e os técnicos e educadores da assistência social.

 
Foto: Amannda Oliveira

Ações sócio educativas também servirão de porta de saída do vício das drogas e de prevenção.

Cada bairro terá um comitê formado por moradores e agentes públicos que deverá auxiliar no desenvolvimento das ações.

O plano incentivará a população a realizar denúncias anônimas, através de urnas que deverão ser instaladas em espaços públicos evitando que o denunciador corra algum risco.

O Procurador Geral de Justiça do Estado de Pernambuco Dr. Aguinaldo abriu o evento e destacou a importância de ações inovadoras como a do projeto e lembrou que a comunidade escolar e a família são o tripé no combate ao crack, afirmando que não se combate as drogas apenas com repressão mais acima de tudo, com ações de cidadania, amor e atenção. Lembrou que as famílias têm estado ausentes da vida escolar dos filhos e 
que as escolas precisam desenvolver ações para trazê-los a convivência escolar.

 
Foto: Amannda Oliveira

O projeto prevê medidas administrativas, multas e até mesmo cassação do alvará de bares, restaurantes, lanchonetes e vendedores ambulantes que venham a oferecer bebida ou demais substâncias como cigarro a menores. Ficando as mesmas autorizadas a vender unicamente à maiores de 18 anos.

Fenelon afirmou que quando não se protege a educação não se está protegendo o futuro e que a educação tem que sair do segundo para o primeiro plano.

Foto: Amannda Oliveira

O prefeito José Cavalcanti Alves, falou dos perigos causados pelas drogas e destacou que 93% dos jovens que usam o crack pela 1.ª vez ficam viciados e que esta endemia deve ser combatida, destacando que guerra contra o crack permitiu que o Ministério público e prefeitura se unissem com tantos órgãos para que o mal seja combatido por todos os lados.

O promotor de justiça que idealizou o programa o Dr. Carlos Eduardo Seabra, recomendou que a prefeitura da cidade de Arcoverde crie um comitê gestor para o programa e duplique o número de funcionários nos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS , para reforçar as visitas as famílias nos bairros e localizar famílias com problemas de drogas em casa, disponibilizando acesso a serviços de saúde e assistência. Seabra ressaltou que a campanha ganhe as ruas durante o São João da cidade considerado um dos maiores do estado.

Foto:Amannda Oliveira

O Juiz de Direito da Segunda Vara o Dr. Drauternani Pantaleão, destacou que boa parte dos infratores presos por roubos e furtos, e venda de drogas apresentam algum vicio no geral o crack.
Na verdade, muitos jovens entram no mundo do crime para pagar o consumo de drogas. Elogiou o trabalho desenvolvidos pelo Desafio Jovem, entidade que trata trabalha no tratamento de dependentes na cidade e que por vezes faz milagres, convocando a população a se fazer mais presente a ajudar a entidade. Reivindicou que o Governo do Estado traga a Arcoverde um centro de tratamento de drogas, que eu ressalto aqui que a cidade está na relação para obter um centro dentro do projeto de combate ao crack lançado no ano de 2010.

Foto: Amannda Oliveira

O Major Marcos Campos, comandante do 3.º BPM, trouxe a luz dados de algumas ações de combate ao tráfico que vem sendo desenvolvido na cidade como palestras nas escolas e monitoramento de áreas de tráfico, revelando que só no ano de 2011, foram presos mais de 30 traficantes, mais que o trabalho é árduo , uma vez que quando um chefe é preso o seu homem mais próximo assume o comando da facção.

O evento ainda contou com a presença de diversas autoridades como a Secretária Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Ana Arcoverde,os delegados Dr. Rômulo César de Holanda e Dr. Carlos Alberto, a Promotora Pública Tatiana Barros, o Procurador Geral do Município de Arcoverde Dr. Pedro Melchior, o primeiro Promotor de Justiça de Arcoverde Walkis Pacheco Sobreira, a Promotora de justiça de Belo Jardim e Sanharó Dra. Julieta Maria Batista de Oliveira, Promotora de Justiça de Buique Dra. Tayjane Cabral de Almeida, o Promotor de Caruaru e Cachoeirinha Paulo Augusto de Freitas Oliveira, os vereadores Luciano Pacheco, Luiza Margarida, Joel de Holanda, Warlley Amaral,Jairo Freire, Célia Cardoso, e representantes do Conselho Tutelar, Conselho de Direitos, agentes de saúde, professores, técnicos sociais, religiosos católicos e evangélicos, policiais civis e militares, alunos do curso de serviço social e secretários municipais.

O Procurador Geral Dr. Aguinaldo, encerrou o evento convocando a população a ter esperança, ter fé e afirmou que o mal não vencerá nunca.

Confira algumas imagens:


Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira


Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...