Advertisement

Facebook

Recife tem tarde de pânico por causa das chuvas




O Recife viveu momentos de pânico na tarde desta quinta-feria (05) e tudo por  conta de boatos de uma grande enchente que ocorreria na cidade. Pelaa redes sociais as pessoas destacavam o pânico que estavam sentindo, mencionavam que foram mandadas embora mais cedo do trabalho, outras falavam sobre as ruas alagadas. Os colégios fecharam as portas mais cedo, repartições públicas decidiram encerrar o expediente antes do horário e até o Shopping Plaza na Zona Norte fechou no meio da tarde liberando os funcionários. O trânsito ficou caótico e muitas pessoas que estavam em ônibus decidiram deixar o veículo e seguir a viagem a pé, praticamente correndo pela rua.

A Defesa Civil do Recife (Codecir), divulgou uma nota, que não orientou o fechamento de qualquer estabelecimento comercial, escolas ou unidades de saúde por causa da elevação do nível do Rio Capibaribe. 
 
Até o governador  Eduardo Campos foi para a Rádio Jornal tentar tranqüilizar a população. “A situação neste momento é a mera alta. Então, o rio cheio, canais cheios também com águas que descem e, em alguns canais, não tendo para onde a água ir porque o rio está cheio e a maré está alta, então, eles transbordam. Isso não é enchente, é transbordar. Esse boato de enchente foi aumentado com as redes sociais agora”, disse.

Segundo o governador, o Estado conta com técnicos e pessoal qualificado e dedicado trabalhando em tempo integral para garantir a segurança da população. “Podemos afirmar que não há no momento qualquer possibilidade de vivermos um quadro de enchente na Região Metropolitana do Recife, assegurou.

“Se algo de extraordinário estivesse acontecendo, o primeiro a avisar a população seria o Governo. Eu iria para a televisão, para o rádio, ia dizer qual era o problema e quais as providências que precisariam ser adotadas. Nós estamos trabalhando com a verdade e a verdade será sempre a nossa guia nesse momento”, complementou.

O governador pediu ainda à população que confie na atuação do Governo. “Entre o boato que está nas ruas e o que o Governo está dizendo, fiquem com o que os técnicos do Governo estão dizendo. Não tem nada de enchente, não tem nenhum problema com barragem”, assegurou. 

O boato tomou conta das ruas e das redes sociais. A Universidade Católica de Pernambuco suspendeu as aulas, assim como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

BOATO EM 1975

O boato que provocou medo esta tarde, no Recife, fez muita gente lembrar um episódio semelhante que ocorreu em 1975. Entre os dias 17 e 18 de Julho daquele ano, uma enchente deixou 80% do Recife sob as águas. Outros 25 municípios banhados pelo rio Capibaribe também foram atingidos. Ao todo, morreram 107 pessoas e outras 350 mil ficaram desabrigadas. 

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...