Advertisement

Facebook

Ranilson Ramos assina comodato de posse de terras em Arcoverde

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, e o padre Adilson Simões, assinaram, domingo (01), na Serra das Varas, em Arcoverde, contrato de comodato que prevê a cessão de 10 hectares de terras pertencentes à Estação Experimental do IPA para execução de atividades de apicultura junto às comunidades locais. A solenidade, que ocorreu no final da missa de encerramento da IV Festa da Divina Misericórdia, reuniu 8 mil pessoas. Na oportunidade, o secretário autorizou, além da cessão das terras, o processo de beneficiamento do mel, por meio da instalação de uma casa de mel para os apicultores da região.


O projeto beneficiará 50 famílias de pequenos agricultores do município e contará, inicialmente, com a instalação de  mil colméias. As ações da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária pretendem fortalecer a cadeia produtiva do mel, oferecendo aos produtores rurais de base familiar as condições necessárias para a implantação de uma nova atividade de grande valor agregado na região. “Por meio do beneficiamento do mel, os agricultores da Serra das Varas terão a oportunidade aumentar a receita dos seus apiários, além de oferecer ao mercado um produto de melhor qualidade”, destacou o secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos.

O presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, salientou que os apicultores terão o apoio técnico da equipe da Estação Experimental do IPA de Arcoverde, que ficará responsável por toda a assistência dada aos apicultores. Segundo ele, o Sertão tem tradição na produção de mel, no entanto, a falta de infraestrutura de beneficiamento, a exemplo da que será construída na Serra das Varas, faz com que o produto tenha pouco valor agregado.

Para o padre Adilson Simões, a cessão das terras é um sonho antigo dos agricultores da Serra das Varas, que a partir de agora têm como viabilizar a produção de mel na região. Além disso, o anúncio da instalação de uma unidade de beneficiamento do mel garantirá a incorporação de valor agregado ao produto, atendendo diretamente as necessidades dos apicultores e assegurando uma fonte de renda permanente à comunidade do local.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...