Com o objetivo de esclarecer sobre a finalidade dos serviços prestados pela Ouvidoria, inclusive para o público interno, ou seja, para membros dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social - SDS, foi realizada na tarde desta sexta-feira (20), no auditório do Centro de Ensino Metropolitano II- CEMET, uma palestra, ministrada pelo Ouvidor Geral da SDS, Thomas Edison Xavier, voltada para uma turma de mais de 40 alunos do Curso de Formação de Sargentos - CFS 2011, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
De acordo com o Ouvidor, levar as informações para os servidores é fundamental. "Muitos não sabem que a Ouvidoria se destina também ao público interno", explicou. Thomas informou aos alunos do CFS/BM como atua o serviço. "A Ouvidoria serve como um órgão de controle, que fiscaliza a segurança pública do Estado, visando contribuir para sua melhoria", acrescenta.
Ele ainda explicou que para o funcionamento fluir de forma mais satisfatória foi necessária a parceria com outros órgãos de apoio, a exemplo, do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Secretaria Executiva de Direitos Humanos, entre outras entidades importantes para o serviço.
Dentre os pontos destacados, o Ouvidor informou o balanço dos atendimentos feitos na Ouvidoria (sede) e pela Ouvidoria Itinerante, que realiza os atendimentos através de visitas no ônibus em municípios do interior do Estado e demais localidades da Região Metropolitana do Recife. "Tivemos em 2010 o total 1509 demandas, das quais 772 foram denúncias, 27 elogios aos órgãos operativos, 38 pedidos de informação, 400 reclamações, 209 solicitações, 12 sugestões além de 51 de assuntos diversos", informa.
Ao final da palestra foi aberta uma rodada de perguntas para os alunos tirarem suas dúvidas e feita distribuição de material informativo sobre o funcionamento do órgão, explicando para quê e para quem serve e como usar o serviço.
Saiba mais - Ao receber uma demanda, a ouvidoria não investiga, mas encaminha a denúncia, sugestão ou o elogio para os órgãos competentes e acompanha a apuração. Os assuntos das demandas são geralmente: cobrança de serviços, como solicitação de policiamento ou atendimento por parte dos bombeiros, ou ainda, queixa de mau atendimento à população por parte desses servidores.
Policiais e bombeiros também podem procurar a ouvidoria se sofrerem violência nas instituições, para serem protegidos pela lei através dos telefones (81) 3183-5298 ou 0800-0815001 ou email ouvidorsdspe@gmail.com
0 Comentários