Foi descoberto recentemente por pesquisadores da Universidade Vanderbilt (EUA) uma nova classe de repelentes de insetos milhares de vezes mais eficaz que os vendidos atualmente.
Os cientistas descobriram que o repelente é eficaz não só contra os mosquitos mas contra todo tipo de insetos de moscas a traças e formigas.
Ainda não se pode determinar se o composto pode atuar como base para um produto comercial mas, pode ser usado para o desenvolvimento de produtos similares com características apropriadas para a venda ao público em geral.
A descoberta surgiu como parte de um projeto interdisciplinar de pesquisa para o desenvolvimento de novos métodos no controle da propagação da malária, no que se refere ao sentido do olfato dos insetos.
Os cientistas viram que o sistema olfativo dos mosquitos e outros insetos é fundamentalmente diferente.
Após muitos testes com técnicas de engenharia genética, chegou-se à primeira molécula que estimula diretamente o correceptor olfativo, a VUAA1.
A Universidade Vanderbilt já iniciou os trâmites para obter a patente e negocia com empresas interessadas na produção e comercialização dos compostos.
Amannda Oliveira
1 Comentários
Tem que enviar uma carrada desse repelente para Garanhuns. Tem lugares infestados por murissoca e mosquitos da dengue. Luiz
ResponderExcluir