O assunto desta quarta-feira foi a instalação de uma usina nuclear na cidade de Itacuruba no Sertão. Nem a assembléia escapou de rumores. O governador Eduardo Campos falou sobre o assunto.
Confiram na íntegra o que está no Blog do Jamildo:
“Não tem nenhum cabimento. Se o Governo Federal não tomou nenhuma decisão sobre a construção de novas usinas, como é que já teria definido localização?” O comentário foi feito na tarde desta terça-feira (11), pelo governador Eduardo Campos, ao ser indagado sobre boatos de que uma usina nuclear estaria na iminência de ser instalada no Sertão pernambucano.
“A publicação diz que tive contato recente com o ministro Edson Lobão para tratar deste assunto, o que é um absurdo completo. Só vi o ministro Lobão na posse da presidenta Dilma e, na ocasião, apenas nos cumprimentamos”, completou o governador.
Eduardo considera o tema especulações sem base real. Segundo ele, a gestão do programa nuclear brasileiro chegou a fazer estudos que projetam a construção de quatro ou cinco usinas nucleares no Nordeste, mas tudo permanece na fase de estudos.
“Não há projeto, não há disponibilização de recursos e, principalmente, não há decisão. Além do mais, até o debate interno do governo que deveria preceder um tema como este foi travado por conta do acidente do Japão”, complementou Eduardo, que lembra, inclusive, o fato de a Constituição de Pernambuco proibir usinas nucleares no estado.
Por volta das 17h de hoje, o governador pernambucano telefonou para o ministro Lobão, que também revelou sua perplexidade diante do boato. “O ministro disse o que eu já sabia: qualquer debate no nível administrativo sobre o programa nuclear brasileiro está suspenso até que, a nível técnico, estejam esgotados todas as dúvidas que o acidente no Japão suscitou”, adiantou.
0 Comentários