Você já encaminhou um aparelho de telefonia móvel para alguma agência autorizada e passou meses sem retorno algum? Ou se quer encontrou uma na sua cidade? Se servir de consolo , você não está sozinho. A falta de assistência técnica adequada para aparelhos celulares, gera o maior número de reclamações nos Procons de todo o País: 48%. Esse número supera a soma das reclamações sobre cartões de crédito e sobre os serviços de telefonia celular. Os aparelhos celulares ocupam o primeiro lugar em queixas no sistema nacional desde 2006.
Em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor nesta quarta-feira com representantes dos órgãos de defesa do consumidor e de empresas fabricantes de aparelhos, ficou claro que há uma carência no número de lojas de assistência técnica, sobretudo nas pequenas cidades, nas quais não é rentável manter atendimento especializado. A alternativa apresentada pelas empresas é um convênio com os Correios, que transportam os aparelhos para os postos de atendimento nas cidades maiores, o que permite o atendimento a todo o País.
Internautas participaram do debate fazendo perguntas e reclamações.
Um dos problemas frequentes é a recusa de atendimento sob alegação de que a placa do aparelho oxidou. As empresas apresentam laudos que não dizem quem foi responsável pelo defeito. Há determinados modelos que costumam apresentar o problema com freqüência e que seria estranho se isso fosse culpa do consumidor, como é alegado.
Amannda Oliveira
0 Comentários