Foto: Amannda Oliveira |
Estive sexta -feira na cidade de Ibimirim no Sertão do Moxotó para a Audiência Pública com o tema: Saneamento Básico e Meio Ambiente - Ibimirim 100% Saneada". Estavam presentes ao evento o Deputado Federal Bruno Araújo, o Deputado Estadual Claudiano Martins, Hermínio F. Silva Neto da Gerência de Monitoramento e Amannda do Amaral Oliveira coordenadora da Gerência Regional de Assistência Social -GRAS representando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos , todos os vereadores municicipais, representantes da Caixa Economia Federal e Banco do Brasil, representante dos povos indígenas, professores municipais ,enfermeiros dos PSFs e da GMEC empresa responsável pelas obras.
Foto: Amannda Oliveira |
O evento teve como objetivo principal apresentar o projeto de saneamento básico (Ibimirim 100%) saneado, trazendo a população os detalhes da obra e as mudanças no esgoto da cidade que conta hoje com 55% de saneamento, sendo que todo ele será trocada para que se torne padronizado. As casas receberam uma caixa que após as obras deverão ser ligadas pela a prefeitura onde todo os dejetos serão transportado a uma estação de tratamento que purificará as águas e levará de volta aos mananciais da cidade.
Foto: Amannda Oliveira |
A preocupação com o meio ambiente foi abordada, uma vez que alguns agricultores utilizaram água impura para irrigar plantações. Esta preocupação é importante uma vez que 80% da renda de Ibimirim vem da agricultura.
A cidade está construindo um Aterro Sanitário que contará com reciclagem, tratamento do esgoto e compostagem.
O Deputado Federal Bruno Araújo destacou que obras de saneamento nunca eram prioridade para governantes por que os prefeitos não pudiam inaugurar os canos escondidos embaixo da terra e que um projeto como este repercute em mudança imediata de qualidade de vida da população que comemorou a notícia de ter uma cidade com saúde renovada.
4 Comentários
É bom lembrar que a obra é uma ação do Governo Federal e que em época propícia todos pegam carona.Ibimirim 100% saneada não tem nenhuma participação do município.Deverá ocorrer em pelo menos 504 municípios da bacia hidrográfica do rio São Francisco,quer os prefeitos queiram ou não.
ResponderExcluirO POVO TEM QUE VER QUE LULA É QUEM FAZ. E OS OUTROS TIRAM PROVEITO PRA FAZER POLITICAGEM.
ResponderExcluiro importante é lutarmos pelo o bém estár da nossa população, o povo de ibimirim merece respeito e saúde de boa qualidade e o governo solidário tém se empenhado bastante para que isso aconteça.
ResponderExcluirSe é do governo federal ou não o importante é que fosse feito como material de boa qualidade, o beneficio é para o povo de Ibimirim, pena é que está parada a obra.
ResponderExcluirVamos nos unir e lutar também pelo asfaltamento da reta de Ibimirim a Petrolândia, pela mudança do nosso sistema de irrigação para economizar água do açude, asfaltamento de Ibimirim a poço da cruz.